Meralgia Parestésica

Parece um detalhe, mas é importante. A Meralgia Parestésica acontece quando o nervo cutâneo lateral da coxa fica apertado, gerando formigamentos e dor na região anterior ou lateral da coxa. Descrita pela primeira vez por Bernhard (1878) Meralgia Parestésica é uma condição causada pela mononeuropatia do nervo cutâneo femoral lateral.

A Meralgia Parestésica é também conhecida como Síndrome Bernhardt-Roth. Trata-se de uma afecção distinta, mais comum em homens do que em mulheres, caracterizada por parestesia e muitas vezes dor ardente sobre o aspecto anterolateral da coxa. Sensação prejudicada ou alterada é encontrada na mesma área não havendo nenhuma fraqueza motora distinguindo-a de radiculopatia. Exacerbada com o paciente de pé ou sentado com a coxa estendida, pode provocar sintomas, porque a extensão do quadril aumenta a angulação e tensão sobre o nervo cutâneo femoral lateral (NCFL), ao passo que a flexão da coxa sobre a pelve melhora os sintomas, diminuindo essas forças. Martin Bernhardt (1844-1915), um neuropatologista alemão primeiro descreveu a condição em 1878. Seu segundo artigo descreve:

"Em algumas havia uma ligação muito provavelmente existente, neurite mais ou menos grave para o anel femoral onde o nervo cutâneo femoral lateral e seus ramos passam. Infecções (febre tifoide) ou intoxicações (envenenamento por chumbo) ou com o frio (intensivos resfriamentos através duchas frias) foram provadas. É interessante, que em dois dos meus pacientes as pernas especialmente, sofrem após um súbito arrepio (...) Sensibilidade permaneceu severamente restringida na zona de distribuição do nervo femoral cutâneo lateral"

Um estudante de Rudolf Virchow (1821-1902), Bernhardt trabalhou na clínica de Westphal no Berlin Charité como um neuropatologista até 1882 e também na Faculdade de Medicina de Berlim quando foi nomeado "médico extraordinário". Ele serviu no exército 1870-1871. Ele se aposentou de sua policlínica em 1914 e morreu um ano depois.

Vladimir Karlovich Roth (1848-1916) um neurologista russo, que cunhou o termo Meralgia Parestésica notou-a em cavaleiros, que usavam os cintos muito apertados que comprimiam o nervo cutâneo femoral lateral. Ele trabalhou (1877-1879) em clínicas em Paris, Berlim e Viena antes de liderar a unidade de neurologia (1881-1890) no hospital Star-Katerinska em Moscou. A partir de 1902 Roth foi titular da cadeira de Doenças Neurológicas da Universidade de Moscou.

Curiosamente, Sigmund Freud (1895) relatou que ele e um de seus filhos tinha essa afecção.

Embora o ferimento possa estar em qualquer ponto do percurso do nervo, mais frequentemente o aprisionamento acontece na região da espinha ilíaca anterior superior quando passa sob ou através do ligamento inguinal, para receber a aferência da sensibilidade do vasto lateral da coxa. É uma condição relativamente comum na população com uma incidência de 4,3 casos por 10.000 pessoas por ano. A doença apresenta uma ligeira predominância do sexo masculino. Ela pode se manifestar em qualquer idade. Já foram descritos casos pediátricos, mas mais frequentemente do que começou a ocorrer nas décadas de 1940 e 1950 a maioria dos casos são unilaterais, mas até 20% dos casos são bilaterais

O diagnóstico de Meralgia Parestésica é baseado na história e exame neurológico consistente com o envolvimento sensorial na região anterolateral da coxa , sem outra clínica neurológica, urológica ou gastrointestinal. Os tipos mais comuns de sintomas incluem um tipo de dormência ou formigamento, parestesia ou dor, ardor, quer sob a forma de punções ou opressiva, com clínica componente postural significativo que é exacerbado pela postura ereta ou ema pé e melhora quando sentado. O exame neurológico mostra um distúrbio sensorial, geralmente hipoestesia, mas há hiperalgesia e alodinia. Tem sido proposto como evidência de alta sensibilidade e especificidade do teste de compressão pélvica, constituído por compressão manual durante cerca de 45 segundos na pelve com o paciente deitado sobre o lado saudável.

Após a realização do exame neurológico, e feita a hipótese diagnóstica da Meralgia Parestésica, solicita-se a Eletroneuromiografia de Membros Inferiores, a qual muito auxilia no diagnóstico.

Os fatores causais da Meralgia Parestésica / idiopática podem ser espontâneos quando não há nenhuma causa óbvia da compressão do nervo (por exemplo, diabetes) e iatrogênica / lateral. O espectro da Meralgia Parestésica espontânea inclui a presença de características tais como: Obesidade; aumento da pressão abdominal (tais como na gravidez); cintos de pressão; lingeries ou jeans apertados; exercício excessivo e causas metabólicas que desencadeiam fatores mecânicos, como diabetes; intoxicação por chumbo; Hanseniase ou hipotireoidismo. As causas secundárias são devidas à compressão extrínseca no espaço retro peritoneal ou na área do ligamento inguinal, e iatrogênica por cirurgia ortopédica, laparoscopia, e fraturas do fémur. Assim, descreve-se Meralgia Parestésica como substituição consecutiva do quadril causada por: desvio aortofemoral; cesárea e outras cirurgias que podem afetar o nervo cutâneo femoral lateral.