ANDERLE NEUROCIRURGIA, NEUROLOGIA E CIRURGIA DE COLUNA

IMPRENSA

Correio Popular - Exercício contra a dor da fibromialgia


Cedoc
Diogo Valli Anderle, neurocirurgião: "A manutenção da atividade física no Inverno é de suma importância para a diminuição das dores"

Quem sofre de fibromialgia, doença caracterizada por dores crônicas no corpo, cansaço constante, esquecimentos, ansiedade e até depressão, fica ainda mais apreensivo durante o Inverno. Com a baixa temperatura, os sintomas se intensificam, uma vez que o problema está ligado às condições de sensibilização central - formado pelo cérebro e pela medula, o sistema nervoso central considera como dolorosos ou incômodos estímulos que normalmente não afetariam outras pessoas.

Com dor e em meio a um clima pouco convidativo para exercícios, muitos tendem a suspender os exercícios, um grande erro, segundo o neurocirurgião Diogo Valli Anderle. "Isso faz piorar os sintomas. A manutenção da atividade física nesses períodos é de suma importância para a diminuição das dores", indica. O especialista ainda destaca a necessidade de adotar outras medidas, como vestir roupas que mantenham o corpo aquecido, realizar os exercícios em piscinas aquecidas e intensificar as atividades de alongamento.

O neurologista ressalta que, independentemente da estação, os pacientes devem realizar atividades físicas de baixo impacto compatíveis com suas preferências e condições, manter-se conscientes de sua condição e tomar adequadamente os medicamentos prescritos pelo profissional.

Natação, uma aliada

Estudo recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), supervisionado pelo reumatologista Jamil Natour, comprovou que a natação é tão eficaz quanto a caminhada na redução da dor e na melhoria da qualidade de vida de pessoas com fibromialgia. Por 12 semanas, mulheres que têm a doença foram avaliadas, divididas em dois grupos, um realizando caminhada e o outro, natação. "Por meio de escalas que avaliam a intensidade de dor, a capacidade funcional e a qualidade de vida, comprovou-se que ambas as atividades evidenciam melhora estatisticamente significativa de forma semelhante nesses índices", informa Anderle.

Fonte: Correio Popular